Monday 9 March 2015

Visto para brasileiros na Nova Zelândia

VISTOS para Brasileiros na Nova Zelândia

Oi pessoal,
Como prometido hoje vou falar um pouquinho dos vistos que nós brasileiros podemos conseguir aqui, acredito que esse deve ser a primeira dúvida de quem planeja vir pra cá e espero que isso possa ajudar a esclarecer um pouco..

Eu trabalho para uma escola de Inglês e Diplomas e estou em contato o tempo todo com aplicações de visto então vou falar o que sei, mas se você precisa de aconselhamento sobre visto melhor procurar um immigration adviser como como chamamos, as vezes as pessoas acham que podem encontrar todas as informações na internet  mas lembrem-se que cada caso é um caso, e aqui na Nova Zelândia não existe o nosso jeitinho brasileiro então melhor contratar um serviço especializado mesmo que exista um custo envolvido, porque o barato pode sair caro e se suas intenções de ficar na New Zealand são legítimas o melhor é fazer as coisas da maneira correta desde o começo porque seu histórico na imigração pode te afetar no futuro.

A idéia desse tópico é meramente esclarecer as possibilidades para se ter uma idéia do que se é possível e como funciona.
Dito isso,
Os vistos possíveis para brasileiros são:



VISTO DE TURISTA ( Visitor)

Esse visto você consegue no aeroporto quando chega aqui, o processo muda muito de pessoa para pessoa, e é claro do officer que vai te receber quando chegar, em alguns casos o agente simplesmente olha pra tua cara e te dá a estampa, mas as vezes fazem mil perguntas e exigem comprovação de todos os requerimentos que te tornam elegível para esse visto, como

- NZD 1000 para cada mês aqui, ou seja em torno de NZD 3000 em fundos disponíveis que podem ser comprovados com extratos bancários e suportados com cartão de crédito etc, e provavelmente uma boa idéia trazer também uma forma de comprovar a conversão do dinheiro de Real para Dollar, só para que o agente possa ter uma idéia de quanto aqueles X Reais realmente valem quando convertidos.

- Ticket de retorno para o Brasil, ou comprovação de fundos suficientes para compra de passagem de volta a parte a comprovação dos NZD 1000 por mês. Eu pessoalmente acho mais garantido a passagem em si já que representa uma intenção mais legítima de retornar ao país, mas isso é minha opnião pessoal.

- Acomodação, para pelo menos a primeira noite aqui, todas as vezes que entrei na Nova Zelândia me perguntaram por isso, pra onde eu iria dali do aeroporto, e não tive problema mesmo que meu hostel tenha sido reservado para somente a primeira noite já que de inícia minhas intenções realmente era turismo e não sabia pra onde eu iria depois da primeira noite aqui, que foi o que expliquei e não tive nenhum problema.




VISTO DE ESTUDANTE

Esse se divide em duas categorias, na Nova Zelândia existe um órgão que regulamenta as escolas e as classifica em categorias chamado NZQA.
Quando estudando inglês somente as escolas de categoria 1 poderão te oferecer permissão de trabalho part time ( 20 horas por semana).

Vale lembrar que sem Inglês pode ser difícil de encontrar trabalho, ou encontra-se trabalhos que nem sempre as pessoas estão dispostas a fazer como limpeza, dishwasher ou esse tipo de serviço aonde não seja necessário o conhecimento da língua inglesa. Geralmente as escolas de categoria 2 são bem mais baratas e então vale considerar o estudo dos primeiros meses nessas escolas e focar somente no aprendizado e depois quando aptos a trabalhar a aplicação de uma escola que te ofereça permissão de trabalho. Mas isso é pessoal de aluno pra aluno.

Para cursos mais avançados como Diplomas assim como as escolas de categoria 1, as escolas de categoria 2 e 3 também concedem permissão de trabalho part time durante os estudos e dependendo do curso como de Níveis 6 & 7 ainda é possível a aplicação de mais um ano de visto de trabalho em aberto ao término dos estudos.
Esse visto é concedido de acordo com a duração do seu curso e geralmente um período de férias, altamente recomendada a aplicação com auxílio do seu agente já que se trata de uma aplicação mais complexa.





WORKING HOLIDAY

Todo ano no mês de Setembro são abertas 300 vagas para brasileiros para Working Holiday, essas vagas são extremamentes concorridas pelo número limitado.
Com esse visto você pode trabalhar full time, mas tem que mudar de empregador a cada 3 meses.
Novamente minha recomendação é que procurem seus agentes ou Immigration advisers pra te auxiliar, sim logicamente vai haver uma taxa, esse é o trabalho deles, mas é muito mais garantido que aplicando sozinho e depois caso vocês não consigam só ano que vem meu amigo.



WORK VISA

Para conseguir esse visto você tem que primeiramente ter uma oferta de emprego de algum empregador aqui da Nova Zelândia e essa profissão deve estar na lista de Skills em demanda do mercado de trabalho daqui.
Existem mais alguns requerimentos mas não entendo muito bem já que na época quem aplicou pra esse visto foi meu partner e eu fiquei como dependente, então alguém que saiba mais pode por favor adicionar mais informações sobre esse daqui! Mas sei que isso seria o principal de se conseguir.
Esse é meio óbvio mas vale lembrar de novo, agências e immigrations advisers com boas recomendação são fundamentais!!






Se precisarem de informações mais completas sobre cada tipo de visto vocês podem encontrar na página do Peterson Fabricio ( http://www.nzvisto.com/ ) , um dos únicos immigration adviser brasileiro aqui na Nova Zelândia, aonde ele explica tudo direitinho sobre cada um. 



Espero que isso auxilie a todos a ter uma idéia mais ou menos do que se é posível aqui mas lembrando que eu não sou nenhuma especialista então again, não se baseiem somente nessas informações quando for aplicar para o seu visto!! 


Boa Sorte !!









No comments:

Post a Comment