Tuesday 24 March 2015

Intercâmbio Nova Zelândia - Escolas de Inglês

Intercâmbio Nova Zelândia - Escolas de Inglês


Olá a todos,

Então como estávamos falando sobre os passos de um intercâmbio, chegamos a parte das escolas.
Como escolher?? Existem tantas...
Localização, preço, qualidade, categoria, tudo conta na hora de tomar uma decisão, afinal a maioria dos cursos vão durar alguns meses pelo menos e você vai querer fazer a escolha certa para não se arrepender ao chegar aqui...

Para estudar Inglês por exemplo você vai precisar escolher:

Localização, em qual cidade você vai estudar?


Mount Maunganui
 Queenstown
Auckland


A Nova Zelândia apesar de ser um país pequeno tem muita variedade de estilo de vida...
Você pode estudar no Mount Maunganui se gosta de praia, em Queenstown se quer experimentar a experiência de viver em um lugar que neva e praticar snowboard por exemplo, ou claro você pode morar em Auckland que é a maior cidade, a mais agitada e com mais oportunidades de emprego...

Qualidade/Categoria/Preço

Esses aspectos serão decididos de uma só vez quando você escolher a escola já que estão interligados..
Como já mencionei no post anterior aqui na Nova Zelândia existe um órgão chamado NZQA que regulamente os institutos de ensino, ou seja, ao buscar por uma escola, tenha certeza que esta é qualificada pelo NZQA, isso vai garantir a qualidade de ensino e a regularidade da escola quanto às normas educacionais nacionais, todas as escolas que estão regularizadas por esse órgão possuem nível satisfatório de ensino e estão de acordo com as normas daqui. Esse seria o primeiro aspecto da escola que deve ser checado.

Conforme você começar a pesquisar, vai descobrir que aqui existem 3 tipos de escola.
Categoria 1, 2 e 3
Essa é uma classificação que não se baseia exclusivamente na qualidade das escolas, mas alguns fatores como escolas mais tradicionas, mais antigas etc também influenciam na classificação, porém isso nao determina a qualidade do ensino, é muito importante destacar isso já que para a maioria das pessoas a classificação de escolas está diretamente ligada a qualidade e não é assim.. Já vi muitas escolas de categoria 1 que tinham ensino e infraestrutura inferior a outras escolas que são de categoria 2 por exemplo.. 

Então qual é a diferença??


A diferença é que as escolas de categoria 1 podem oferecer permissão para trabalho enquanto o aluno estuda por no mínimo 14 semanas e as de categoria 2 e 3 não. 
Na verdade existe uma condição na qual se o aluno consegue uma nota de 5.0 no teste IELTS e estudar por no mínimo 24 semanas ele também poderá trabalhar em uma escola de categoria 2, essa condição é chamada "Variation of Condition".

No entanto você deverá também levar em consideração os preços das escolas, que são muito mais baratas para as de categoria 2 e 3 do que as de categoria 1.
Daí você pensa, não tem problema, eu posso trabalhar e recuperar... mais ou menos...

Primeiro você deve levar em consideração os horários já que vai estudar por toda a parte da manhã e em algumas escolas parte da tarde também, então quando você irá trabalhar? A noite, os empregos disponíveis seriam em restaurantes, hotéis e limpeza de escritórios por exemplo, mas as opções ficam um pouco limitadas...


Segundo você tem que ser sincero com você mesmo quanto ao seu nível de Inglês, sempre conte com um nível abaixo do que você é avaliado no Brasil, por exemplo, Intermediário no Brasil seria um Pré-intermediário fraco aqui, e sem inglês meu amigo será muito difícil conseguir emprego, ou se você for muito sortudo e conseguir um emprego sem inglês com certeza será em uma posição aonde você não precisa usar a língua, ou seja, limpando escritórios de madrugada, lavando prato em restaurante, etc... nada errado com isso, na verdade isso para algumas pessoas faz parte da experiência de viver no exterior, mas não precisa ser assim, ao chegar aqui você vai sentir saudades, as vezes vai estar pra baixo e um emprego desse realmente não vai ajudar em nada a evoluir o seu inglês ou a te animar e levantar o seu astral...
Já se você realmente possue um nível de Inglês com o qual consegue se comunicar bem com as pessoas, eu recomendo sim uma escola de categoria 1 ou a aplicação do "Variation of Condition" em uma escola de categoria 2 já que trabalhar em contato direto com o público ( exemplo garçom, garçonete, aonde os empregadores realmente gostam do trabalho dos brasileiros por sermos muito simpáticos e sempre com um sorriso no rosto) ajuda sim e muito a evoluir o Inglês! 

Terceiro, quanto realmente eu conseguirei fazer a mais do que eu vou economizar??
A diferença de preço entre escolas de categoria 1 e 2 podem ser realmente muito grandes, você pode encontrar escolas boas de categoria 2 ao preço de NZD 150 por semana por exemplo e de categoria 1 pode custar mais de NZD 400 por semana!

Agora um simples cálculo nesse caso, para um curso de 14 semanas por exemplo ( o mínimo que você deve estudar para conseguir permissão de trabalho) 

Categoria 1 => NZD 5600 por 14 semanas
Categoria 2 => NZD 2300 por 14 semanas

Diferença de NZD3300 no total, ou NZD235 por semana

Considerando que o máximo que você pode trabalhar com o visto de estudante é 20hs e o salário mínimo na NZ é de NZD14,25 por semana você conseguiria fazer

NZD 285 ( NZD 14,25 x 20hs)

Nesse caso você estaria fazendo NZD50 por semana ( NZD 285 - NZD 235 = NZD50) para trabalhar muitas vezes em empregos que só vão te cansar e nos quais não terá oportunidade de praticar seu inglês, nesse caso não seria melhor aprender primeiro o Inglês básico em uma escola de categoria 2 que é mais barata, economizar essa grana e focar realmente nos estudos  e depois tentar um IELTS 5.0 pra poder conseguir a permissão de trabalho ou a transferência pra uma escola de categoria 1 quando o seu nível de Inglês já está razoável?? 


Eu entendo sim que muitoas pessoas só conseguem vir pra cá se puderem trabalhar e custear suas despesas mas as vezes o barato sai caro, já que o valor pago para essa chamada vantagem de poder trabalhar também pode ser muito maior! Você deve colocar na balança o que vale mais a pena pra você na sua situação..

Sem contar que se você optar por uma escola de categoria 2 você pode estudar por até três meses como turista, e portanto não precisaria aplicar para o visto de estudante, evitando assim burocracia, espera e a taxa de NZD 250 de aplicação do visto de estudante..

Muitas agências de intercâmbio se recusam a trabalhar com escolas de categoria 2 e justificam dizendo que os alunos não podem trabalhar ou que a qualidade não é a mesma, só se lembrem que agências trabalham por meio de comissão, então as vezes é do interesse delas vender somente cursos com as escolas de categoria 1 que são muito mais caras, mas você deve cobrar isso dos seus agentes ou quem estiver te auxiliando, que te passe orçamento pra escola de Categoria 1 e 2 e você então poderá decidir qual a melhor opção por você mesmo tendo todas as informações as claras...
No final das contas, quem vai escolher em qual escola estudar é você e para poder fazer uma escolha sábia você deve saber quais são todas as suas opções e não se limitar a informações que podem ser manipuladas de acordo com o interesse de terceiros... 

Claro que cada caso é um caso, e você deve avaliar isso de acordo com o que seria melhor pra você pessoalmente mas esse post é o tipo de informação que ninguém te fala e mas que é essencial para a sua tomada de decisão...

Bom, acho que já dei bastante coisa para vocês pensarem por hoje rs... 

Aguardem o próximo post, vou falar um pouco sobre cursos de qualificação para pessoas que já possuem nível de Inglês avançado ;)



















1 comment: