Tuesday 7 April 2015

Deixando o Brasil...

Bom gente, então nesse estágio você já deve ter escolhido sua cidade, sua escola, seu curso etc no caso do estudante, ou no caso do turista/profissional já sabe pra onde está indo e quando...

Hora de fazer as malas e se preparar psicologicamente para a partida..


Fazendo as malas



O que trazer e o que não trazer..




- Roupas

Na maioria das vezes, dependendo de aonde você mora no Brasil e aonde vai morar aqui na NZ, você vai precisar de roupas mais apropriadas para as estações daqui..
O inverno principalmente na ilha sul pode ser muuuuito gelado, e aqui você consegue encontrar o tipo de roupa mais adequado pro inverno daqui, e provavelmente mais barato que comprar do Brasil, principalmente se você ficar de ollho nas promoções da KathMandu por exemplo que chega a 60% de desconto! Normalmente as promoções aqui acontecem nos feriados, então se você estiver planejando comprar algo caro, tipo eletrônicos, roupas pro inverno, coisas pra casa e puderem esperar, esperem por um feriado e vá conferir as promoções!
O verão é bem agradável, e ao chegar você pode até achar fresquinho, mas depois de alguns anos vai começar a achar que 25 graus já é um calor danado rs, então pra vocês que estam chegando as roupas muito abertas adequadas pro verão do Brasa talvez não vão ser muito usadas aqui também..
A dica então é trazer o básico, sem se preocupar muito caso esqueça algo porque aqui você também encontra roupas/sapatos de qualidade muito baratinhas em lojas de departamento como The Warehouse e KMart por exemplo..
Meninas muito importante, tragam muuuitas calcinhas e alguns bikinis, aqui tudo é 8 ou 80. ou é gigante tipo uma fralda ou um fiozinho mínimo, roupas de malhar do Brasil também são mais bonitas que aqui, fica a dica...

- Eletrônicos

Dependendo do que você precisar compensa comprar aqui, artigos como secador de cabelo, aquecedores, artigos pra casa por exemplo com certeza compensa comprar aqui pois você consegue achar baratinho nas mesmas lojas de departamento citadas acima e pra trazer ocupa muito espaço na sua mala, que é limitada a duas peças de 23kg na maioria das vezes.
Celulares, tablets, computadores, se você já tiver pode trazer sim porque aqui não é tão mais barato de comprar, mas entre comprar no brasil e aqui na NZ, definitivamente deixa pra comprar aqui, nessas promoções que acontecem regularmente consegue preços muito bons em lojas como Noel LeemingJB Hifi  e Dick Smith por exemplo.
Muito importante se lembrar que as tomadas aqui são diferentes, então se conseguir encontrar um adaptador pra comprar no Brasil seria mais fácil porque ao chegar você já poderia carregar seus eletrônicos imediatamente, sem ter que sair por aí procurando aonde comprar, também são vendidos no aeroporto mas são bem mais caros, como de NZD 20 a NZD 30 , enquanto que no Brasil você provavelmente compra por uns R$5

As tomadas aqui são assim como na foto :














Então você vai precisar de um adaptador mais ou menos assim























-Remédios



Aqui na Nova Zelândia você precisa de receita para a maioria dos remédios que for comprar, a não ser por remédios pra gripe, ou alergias por exemplo, coisas bem simples você pode comprar na farmácia ou até mesmo em alguns supermercados..
Mas é bom trazer alguns remédios como anti-flamatórios e anti-bióticos, ou se você já toma algum remédio específico.
Para as meninas que tomam anticoncepcional eu recomendo trazer algumas caixas, toda vez que volto ao Brasil eu trago pelo menos 12 pra um ano, e se eu não volto em um ano peço pra minha mãe mandar, o motivo é que os remédios daqui são diferentes então se você tem preferência por algum em específico melhor trazer, já se você não se importa você pode comprar aqui, mas você vai precisar de receita e consequentemente terá que pagar pela consulta. alguns lugares são mais em conta como as clínicas de Family Planning que fazem parte de um projeto do governo e é um pouquinho mais barato, mas não muito também...

- Cigarro / Bebibas alcólicas 

Você pode trazer somente 50 cigarros individuais, ou seja, cerca de 2 maços e não mais do que isso.
Você também tem um limite se comprar no duty free que será informado no seu vôo, ou seja, você pode ser capaz de trazer mais alguns do Duty free mas não tenho certeza quantos..
O maço de cigarro aqui na Nova Zelândia custa em torno de NZD 17 , então se você está pensando em parar esse seria um motivo, senão está pensando em parar você vai começar a pensar quando perceber que dependendo de quanto você fumar os custos com cigarro passam dos NZD 100 por semana, ou NZD 400 por mês ou NZD 4800 por ano!!! 




Quanto a bebida alcólica, aqui também não é muito barato, mas você também pode trazer do Duty free que seria mais barato, já se for trazer algo do Brasil, recomendo a nossa querida cachaça, que é muito difícil de achar aqui e se conseguir achar também é caríssima! Você pode trazer até 4 garrafas de 1 litro cada..


Próximo post eu vou falar um pouco sobre o momento da sua chegada, como translado do aeroporto, acomodação, alfândega, etc..

Até lá =)



No comments:

Post a Comment