Thursday 9 April 2015

... chegando na Nova Zelândia!

Oi gente,
Hoje vou falar um pouquinho da chegada aqui na Nova Zelândia..
O que você deve fazer, como chegar até seu destino, achar acomodação, etc...

Chegando na Nova Zelândia...



-Aeroporto/Conexão




Você não precisa se preocupar muito com a conexão já que essa é feita no Chile aonde a maioria das pessoas consegue se comunicar em Portunhol rs, então se se perder dá uma caprichada no sotaque e você consegue se comunicar, ou só seguindo as placas no aeroporto também não terá problemas.. Normalmente o nervosismo torna as coisas mais difíceis do que realmente são, então mantenha-se atent@ mas fique tranquilo..

Ao chegar na Nova Zelândia, você terá que passar pela Alfândega aqui antes de recolher a mala, nada demais também, você só deve apresentar o passaporte e o visto, ou no caso se estiver vindo como turista seguir as orientações desse post que escrevi, na parte do visto de turista.

Algumas vezes eles só olham na sua cara e carimbam o passaporte, algumas vezes fazem algumas perguntas e por isso é sempre bom vir com toda a documentação necessária certinho para não ter problemas caso eles peçam por isso, mas de novo, fique calmo e caso não fale muito Inglês você pode só explicar que não fala Inglês ou escrever uma carta, algo do tipo..

Dear officer,My name is ____________, I apologise but I dont speak English, but i would like to assure you that my intentions as a visitor are legit, i would like to have the chance to visit this beautiful place and get to know it better. As proof of my intentions you can verify my documentation, showing that I have enough funds to cover the whole duration of my stay, air ticket to return to my country and accommodation for at least the first nights. 

Se você estiver vindo com escola paga por um período sempre menor que três meses ( o período máximo de estudos enquanto turista) você pode adicionar.

During my trip, I would like to take the opportunity to improve my English skills on a English native speaker country so I have bought a short English program with duration inferior to 12 weeks, so i can travel and also learn a bit. 

Ou algo do tipo, você pode adaptar de acordo com o seu caso. 


-Translado do aeroporto



As escolas e agências normalmente oferecem com os pacotes de estudo o serviço de translado do aeroporto, ou ás vezes até mesmo sua acomodação pode providenciar isso pra você, esses serviços normalmente são um pouco mais caros mas pelo menos você fica tranquilo sabendo que você terá alguém esperando por você chegar no aeroporto pra te levar até a sua acomodação.

No entanto se você se sente confiante com o seu inglês ou prefere se virar e optar por uma maneira mais econômica você pode também optar pelos serviços como:

AirBus, que é um ônibus que sai do terminal internacional do aeroporto de Auckland até a cidade passando por diversos pontos,
Super Shuttle que é uma van com espaço pra sua bagagem que te leva até a porta do seu destino, e cobra de acordo com a distância, e você ainda pode agendar o serviço de acordo com a data/horário de sua chegada ou;
Taxi , onde você também pode calcular o valor da corrida através desse link e avaliar o que seria mais vantajoso.


- Acomodação


A melhor maneira é sempre chegar com acomodação para pelo menos as primeiras noites, mas quando você ainda está no Brasil é muito mais difícil do que quando já está aqui..

Backpackers 

Para as primeiras noites você pode ficar em algum backpacker ou algo do tipo até encontrar algo mais definitivo, nesse site você encontra diversas opções disponíveis na data de sua chegada e pode agendar e pagar na chegada.


Homestays 

Para quem vem estudar inglês, as homestays são normalmente as melhores opções para pelo menos os primeiros meses, já que se é obrigado a falar inglês o dia todo e então realmente tem a chance de emergir no idioma e melhorar realmente muito mais rápidamente o nível de Inglês. Normalmente as escolas e agências organizam esse tipo de seviço e te enviam para casas fiscalizadas e aprovadas pelas intituições. 

Dividindo apartamento/casa ( flatting) 

Outras formas de se encontrar acomodação seria o TradeMe, aonde você encontra gente querendo dividir o apartamento e você pode alugar um quarto, isso pode soar estranho de começo mas é o que a maioria dos estudantes ou quem acaba de chegar fazem, por ser muito prático e conveniente já que a casa já está alugada e mobiliada e você só precisa mesmo se mudar sem nenhuma outra preocupação.

Aluguel 

No site do TradeMe você também encontra casas para alugar caso queira morar sozinho ou algo mais independente, mas nesse caso, se prepara porque isso inclui muitas taxas, como o Bond, que seria um cheque calção, que funciona no lugar do  fiador no Brasil, a idéia é que você faça um depósito, normalmente equivalente a algumas semanas do valor do aluguel ( sim, aqui o aluguel é pago por semana e não mês, como a maioria das contas, até mesmo escolas) e caso você estrague algo ou decida sair da casa antes do contrato acabar ( os contratos normalmente começam a partir de 3 meses de duração) o Real State(imobiliária) retém esse valor para cobrir pelo prejuízo, caso nada disso aconteça e você siga o contrato estipulado tudo direitinho eles te devolvem esse valor quando você sai do apartamento/casa. No entanto, eu pessoalmente sempre tive péssimas experiências com imobiliárias aqui e na Austrália que sempre descontaram taxas abusivas do Bond com a justificativa que era pra cobrir o valor da limpeza, mesmo quando já tinha limpado o apartamento inteirinho no estilo brasileiro, ou seja, brilhando! Portanto nesse caso já espere ter muito mais despesas que nas outras opções..


Bom gente, vou ficando por aqui, no próximo post vou falar um pouco sobre a adaptação aqui na Nova Zelândia, documentos, contas no banco, etc...

See you ;)







No comments:

Post a Comment