Monday 28 September 2015

Situações de emergência

Situações de emergência, como agir?


Como agir em uma situação de emergência?
Qual número ligar?
O que fazer?


Isso é o tipo de coisa que nunca passa na sua cabeça até o momento que acontece de verdade.
Pra ser sincera, estando em uma ilha tão pequenininha, no meio desse Oceano gigante eu imaginava que as notícias de desastres tipo Tsunami, terremoto, etc seriam muito mais frequentes.
Eu estou aqui há mais de três anos, sempre morei em Auckland mas já viajei bastante pelo país, e a única vez que tivemos qualquer aviso de desastre foi nesse último mês quando aconteceu o terremoto do Chile, que se cogitou a hipótese de a Nova Zelândia sofrer o reflexo com um possível Tsunami, que não aconteceu rs..
Então pessoalmente eu me sinto bem tranquila por aqui..

Porém, alguns finais de semana atrás eu fui surfar em Raglan e vi um surfista quase se afogando, o leash da prancha dele arrebentou e ele estava sem a prancha, sendo literalmente sugado pelo oceano na série... eu claramente não conseguiria ajudar pois seria sugada pela correnteza também e então decidi sair do mar e ligar pro serviço de emergência, exceto por um pequeno detalhe, eu não sabia qual número chamar! Gente, vergonhoso eu sei, mas imaginem o meu desespero sabendo que cada segundo poderia fazer a diferença e eu não sabia qual número ligar! 
Fui correndo até o salva vidas que me informou que eu deveria chamar 111, nós chamamos mas no momento que descrevíamos a situação um surfista/nadador alemão salvou o surfista em apuros, dando a própria prancha a ele e nadando até a praia, ufa! Muito tenso!

Pensando nisso, eu decidi escrever esse post com dicas úteis de como agir em situações de emergência!


Terremoto 


Durante um terremoto


Se você estiver dentro de um edifício, 
Ande não mais do que alguns passos, abaixe-se, cubra-se e segure. Fique em casa até que os agitação pare e você tenha certeza que é seguro sair. Na maioria dos edifícios da Nova Zelândia você está mais seguro se você ficar onde está até que os tremores cessem

Se você está em um elevador,
Abaixe-se, cubra-se e segure. Até que os tremores cessem e tente sair no andar mais próximo, se você puder fazê-lo com segurança.

Se você estiver ao ar livre quando o tremor começar
Ande não mais do que a poucos passos de distância de edifícios, árvores, postes e linhas de energia, em seguida, abaixe-se, cubra-se e segure

Se você está na praia ou perto da costa
Abaixe-se, cubra-se e segure,  em seguida mova-se para terras mais altas imediatamente no caso de um tsunami seguir o terremoto.

Se você estiver dirigindo,
Encoste em um local claro, pare e aguarde com o cinto de segurança preso até os que os tremores cessem. Uma vez que os agitação parar, proceda com cautela e evite pontes ou rampas que podem ter sido danificadas.

Se você estiver em uma área montanhosa ou próximo a encostas instáveis ​​ou falésias,
Esteja alerta para queda de detritos ou deslizamentos de terra.



Tempestade


Quando um aviso é emitido e durante uma tempestade

Mantenha-se informado sobre atualizações meteorológicas.
Ouça as suas estações de rádio locais como as autoridades de defesa civil estará transmitindo o conselho mais apropriado para a sua comunidade e situação.
Prenda, ou mova para dentro de casa, todos os itens que poderiam causar danos em ventos fortes.
Feche as janelas, portas internas e externas. 
Puxe cortinas e cortinas de vidro sobre áreas protegidas para evitar ferimentos provocados por vidros quebrados ou voando.
Se o vento se torna destrutiva, ficar longe de portas e janelas e abrigam mais para dentro da casa.
O abastecimento de água pode ser afetado por isso é uma boa idéia para armazenar água potável em recipientes e encher banheiras e pias com água.
Não ande a toa fora de casa evite dirigir a menos que seja absolutamente necessário.
Os cortes de energia são possíveis em tempo severo. 
Desligue pequenos aparelhos que podem ser afectados por surtos de energia elétrica. 
Se a energia é perdida principais aparelhos desconecta, para reduzir a oscilação de energia e possíveis danos quando a energia for restaurada.
Traga os animais de estimação para dentro.
Se você tiver que evacuar, levar seus animais de estimação com você.



Furacões



Tornados às vezes ocorrem durante as tempestades em algumas partes da Nova Zelândia.
Um tornado é uma coluna violentamente rotativa, um estreito de ar que se estende para baixo para o chão a partir da base de uma tempestade. Os sinais de alerta incluem, um rugido contínuo longo ou rumor ou uma nuvem se aproximando rapidamente que por vezes pode ser em forma de funil.
Alerte outros, se puder.
Abrigue-se imediatamente. 
O porão oferece a maior segurança. Se abrigo subterrâneo não está disponível, mova para um quarto interior sem janelas no andar mais baixo e cubra-se com um colchão ou cobertor.
Se for pego lá fora, ficar longe de árvores, se puder. Deite-se estendido em um barranco nas proximidades, vala ou local mais baixo e proteja a sua cabeça.
Se em um carro, sair imediatamente e procure um local seguro para se abrigar. Não tente correr mais que um tornado ou ficar sob o veículo para o abrigo.


Tsunami



Não viajar para as áreas em risco de obter o seu kit de emergência ou pertences.
Leve os seus animais de estimação com você, se você pode fazê-lo com segurança.
Mover-se imediatamente para terrenos mais elevados, ou até no interior como você pode. Se mapas de evacuação estão presentes, siga as rotas mostrados.
Conduza-se a pé ou de bicicleta se possível e dirija apenas se essencial. Se dirigir, continue seguindo até que você esteja bem fora da zona de evacuação para dar espaço para os outros atrás de você.
Se você não pode escapar do tsunami, vá para um andar superior de um edifício resistente ou subaem um telhado ou uma árvore, ou pegue um objeto flutuante e pendure-se nele até que chegue ajuda.
Os barcos são geralmente mais seguros em águas mais profundas do que 20 metros do que se eles estão na costa. Mover barcos para o mar somente se houver tempo e é seguro fazê-lo.
Nunca ir para a praia para assistir a um tsunami. Fique longe de áreas de risco até que o aviso oficial  é dado.
Ouça as suas estações de rádio locais que irá transmitir o conselho mais apropriado para a sua comunidade e situação.



Kit de emergência



Mantenha um kit de emergência pronto caso você precise sair ás pressas.
Esse kit deve conter: 

Lanterna com baterias de reposição ou uma lanterna recarregável ( tipo solar)
Rádio com pilhas extras
Roupas à prova d'água e vento, chapéus de sol e sapatos resistentes
Kit de primeiros socorros e medicamentos essenciais
Cobertores ou sacos de dormir
Suprimentos para animais de estimação
Papel higiênico e sacos de lixo grandes para seu banheiro de emergência
Máscaras faciais
Verifique todas as baterias a cada três meses. 
Não use velas como eles podem tombar em  terremoto ou em uma rajada de vento. 
Não utilize lâmpadas de querosene, que exigem uma grande quantidade de ventilação e não são projetados para uso interno.



Qual número chamar


A Nova Zelândia possui apenas um número de emergência para Bombeiros, Polícia e Ambulância.
Esse número é 111

Quando você liga para esse número eles te direcionam para o departamento apropriado no seu caso de emergência.






PS 1: AFIM DE PROVIDENCIAR INFORMAÇÃO VERÍDICA E CORRETA TODAS ESSAS INFORMAÇÕES FORAM RETIRADAS E TRADUZIDAS DO SITE OFICIAL DE SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA DA NOVA ZELÂNDIA - GET READY, GET THRU

Espero que essas informações possam ser úteis no caso de algum dia vocês se envolverem ou presenciarem uma situação de emergência, Get Ready, Get Thru ! ;)



PS 2: Créditos a minha aluna/amiga Manuela Pinchemel s2 que me ajudou a ter essa idéia para esse artigo, se você também tem alguma sugestão do que gostaria de ler no blog por favor deixe nos comentários e eu vou tentar escrever pra vocês, as vezes falta inspiração sobre assuntos que possam ser interessantes pra vocês!


See you soon! =)








2 comments:

  1. Não moro na NZ, mas o assunto é bastante interessante para salvar vidas.
    joturquezzamundial

    ReplyDelete
  2. Obrigada Jo Turqueza, fico feliz que tenha gostado!

    ReplyDelete