Tuesday 19 May 2015

Um poquinho sobre a Nova Zelândia...

Tenho falado bastante sobre cursos, vistos e burocracias em geral.. por esse motivo resolvi criar esse post apresentando um poquinho mais da Nova Zelândia pra vocês que ainda não conhecem, e algumas curiosidades pra quem já conhece também.. =)






A terra das longas nuvens brancas, traduzido do Maori.


História

Bem resumidamente, a Nova Zelândia foi descoberta há muuuitos anos atrás pelo povo Polinésio que habitava as ilhas ao redor, e mais tarde Abel Tasman da Holanda avistou o país, mas foram os britânicos que o colonizaram através do Capitão James Cook que foi o primeiro europeu a pisar nas terras da Nova Zelândia em Outubro de 1769 e firmaram o  tratado de Waitangi com os Maoris em 1980, que estabelecia três principais artigos que seriam:


  1. a Rainha (ou o Rei) da Grã Bretanha tem o direto de governar a Nova Zelândia;
  2. os líderes maoris manteriam suas terras e sua chefia, e concordariam em vender suas terras somente para a monarquia britânica; e
  3. todos os maoris teriam os mesmos direitos como indivíduos britânicos.
Fonte: http://www.newzealand.com/br/feature/treaty-of-waitangi/

Até os dias de hoje existem conflitos entre os britânicos e os Maoris devido a interpretação desses artigos mas o governo ainda auxilia os Maoris e respeita os seus territorios designados como de propriedade maori, que legitimamente são os donos das terras. 


Captain James Cook

População

Com uma população de nacionalidades bem variadas e de apenas 4.471 milhões de pessoas.
O povo originário da Nova Zelândia são os Maoris, mas por ter sido colonizada pela Inglaterra tem bastante descendentes de ingleses ou até mesmo os mais antigos que nasceram na Inglaterra mas vieram para cá há muito tempo atrás.. 
O gráfico de diversidade seria mais ou menos assim:



E está dividida no território assim:







Culinária 


Por ser um país com muita variedade cultural, a culinária acaba seguindo essa linha, e aqui você encontra de tudo, comida asiática em geral e indiana são as mais populares entre os Kiwis*, mas a claro que também tem seus pratos típicos, principalmente da parte Maori da população..

Os habitos alimentares são bem diferentes do nosso no Brasil por exemplo, aqui o café da manhã  mais completão seriam bacon, ovos, toast e até mesmo feijão, isso mesmo é um feijão enlatado com molho de tomate que eles comem no café da manhã, sei que parece estranho mas eu já acostumei e adorooo um beans and toast hehe.
Na hora do almoço os Kiwis* comem alguma coisinha, como um lanche ou sushi mas a refeição principal é o jantar, aonde se consome bastante Steak ( bife), batata assada ou purê, bastante sopa no inverno e os famosos casseroles que são como uma carne de panela mais ou menos.. 

Assim como nós os Kiwis ADORAM um churrasco, o famoso barbeque, ou barbie pros mais íntimos rs, porém o estilo de churrasco deles é diferente, eles curtem bastante carne de carneiro ( deve ser pelo fato de que a NZ tem 7 ovelhas por pessoa rs) e hamburguers e uns tipo de linguiça meio estranhas, nada como a nossa Aurora hehe e também eles não tem o costume como nosso de usar carvão, a maioria das churrasqueiras aqui são elétricas, e não é a mesma coisa, mas você consegue achar algumas churrasquerinhas de carvão pra comprar e não é muito caro.. De qualquer maneira o povo kiwi é muito amigável e sociável, e se te convidarem pra um churrasco, mesmo que o churras não seja o melhor do mundo você vai curtir a companhia e passar um tempo agradável..


Alguns dos pratos típicos e bem populares aqui são por exemplo..



Fish and chips, ou como diriam os Maoris "Fush and chups bro"  ( sério o sotaque dos Maoris é o melhor do mundo! ) rs, peixe frito com batatinha frita, muita fritura i know, mas um combo desse depois de um dia de surf ainda na praia só curtindo o visual é muito bom! 


Mussels, como eu as amo!! Tipo um mexilhão que eles preparam com alguns molhos, tipo na mateiga com vinho branco e cebolinha huuuum sensacional..



Pie, seriam as substitutas para a nossa coxinha/pastel rs, não que se compare mas é super popular e uma opção rápida e normalmente baratinha, depois de um tempo aqui você se acostuma e começa a gostar, mas cuidado, é altamente viciante e super popular com os Cops( policiais) por aqui, eles até fazem piada com isso ( tipo a coxinha no Brasil rs) 


E Pavlova para sobremesa, um bolo tipo merengue coberto com chantilly e morangos e kiwis, é claro rs.. 






To be continued.. 
Continua no proximo post...








No comments:

Post a Comment