Thursday 7 May 2015

"É fácil achar emprego na NZ?"


Buscando um emprego na Nova Zelândia 





Uma das perguntas que mais recebo é : "É fácil achar emprego na NZ?



Eu sempre respondo essa pergunta com duas perguntas



"Como tá o seu Inglês? Tem permissão pra trabalhar no visto?"


Inglês 




Gente, SEM INGLÊS NÃO É FÁCIL!!! Não se iludam achando que vão chegar aqui com aquela inglês basicão e achar emprego logo de cara, não é assim!

Claro que existem casos de pessoas que dão sorte e acham alguma coisinha aqui, outra ali e conseguem ir se mantendo, mas você tem que estar preparado para caso isso não aconteça também.


Minha dica é antes de tudo foque no Inglês, seja qual for a sua intenção aqui no país ter um inglês bom é fundamental pra você suceder, já imaginou por exemplo um gringo no Brasil sem falar português procurando por empreg?Você acha que seria fácil?



Eu entendo sim que muita gente só pode realizar esse sonho se trabalhar enquanto estudar, mas se esse for o seu caso, pense novamente sobre os seus planos, as vezes compensa mais juntar um pouquinho mais de grana e vir com uma segurança a mais, pra não chegar aqui completamente desesperado e acabar ficando aqui sem emprego, sem grana, vendo seu sonho de ficar por aqui por mais tempo se acabando porque você se precipitou no planejamento.

Não estou querendo desanimar ninguém, pelo contrário, trabalhando com intercâmbio eu vejo o tempo todo pessoas prometendo fundos e mundos pra trazer os alunos pra cá, e ao chegar aqui as pessoas se dão conta que não era bem assim e seu planejamento vai por água abaixo.
Na minha opinião é fundamental que os alunos tenham todas as informações às claras para poder fazer o seu planejamento baseado na realidade.



É lógico que isso muda de caso pra caso, de pessoa pra pessoa, tem gente que acha emprego muito facilmente, consegue crescer nas empresas, subir de cargo, conseguir um Sponsor ( quando o empregador se dispõe a se responsabilizar pelo funcionário para que ele aplique o visto através da empresa), isso aconteceu no início comigo e atualmente com o meu namorado, então sim! Existem muitas possibilidades na Nova Zelândia, com uma economia estável  e em crescimento, eles precisam de mão de obra qualificada e alguns outros cargos que nem precisa ser tão qualificada assim, mas só pelo fato de aquela profissão estar em carência por aqui também podem facilitar esse processo. 



O que eu quero dizer é, na Nova Zelândia existem muitas possibilidades para quem vem preparado, ou se quiser arriscar pode de repente dar certo também, só venha sabendo a realidade e preparado para o que der e vier rs , afinal no Brasil também não é nada fácil de se conseguir uma boa oportunidade né.?? 



Além disso outros fatores afetam na busca por um emprego, como por exemplo as profissões com alta demanda aqui, se sua profissão estiver em algumas dessas listas já facilita muito pra obtenção de um sponsor por aqui, o que pode te abrir muitas portas. 







Visto



Bom, isso é outra coisa que na minha opinião nem precisa mencionar, mas só pra esclarecer de uma vez por todas, encontrar emprego com visto de turista, é possível?



Sem hipocrisia gente, é difícil, bem difícil porque a maioria dos empregadores aqui seguem as normas direitinho e preferem não arriscar, afinal isso pode resultar em multas altíssimas pro esmpregador.

Porém existe alguns doidos que empregam gente sem visto mesmo, mas não precisa pensar muito pra entender que, se você estiver trabalhando sem  a permissão de trabalho você vai ficar completamente nas mãos dos empregadores que sabem disso e a maioria das vezes emprega as pessoas sem permissão de trabalho por isso mesmo, já que dessa maneira eles pagam como querem, quanto querem, quando querem e se não quiser pagar também não paga, afinal, você não tem direito nenhum aqui e não vai ter nem pra quem reclamar, a não ser que queira correr o risco de ser deportado, ninguém quer né.. Esses empregadores normalmente tiram vantagem das pessoas que estão aqui sem grana, sem emprego e sem ter pra onde correr, e fazem o que querem, você consegue imaginar o que é trabalhar em um lugar e ser pago o quanto eles quiserem e sem nem poder reclamar:?Pois é, isso acontece o tempo todo.. E você não saiu do seu conforto no Brasil pra passar por isso não é mesmo? 


Portanto fica a dica novamente, se planejem para não ter que passar por situações como essas.. 








Aonde buscar por emprego??






Ok, então você já está com o Inglês afiado, com o visto todo em dia e pronto para encontrar um trabalho que te ajude a se bancar por aqui ou até mesmo mirando um futuro mais longo/permanente na Nova Zelândia, aonde buscar por trabalho?



Nessa lista estão os principais sites que listam as vagas disponíveis












Work and Income que é um site do governo e além de listar posições de emprego disponíveis ainda te dá conselhos sobre o mercado de trabalho, curriculo etc







Para mais informações sobre mercado de trabalho para cada carreira, as oportunidades, como entrar no mercado e muitas outras informações esse site Career NZ é muuuito completão e tem de tudo, de cursos a oportunidades e etc..





Salário mínimo



O salário mínimo na Nova Zelândia é atualmente NZD 14,75 por hora, sim aqui a maioria dos empregos pagam de acordo com a quantidade de horas trabalhadas semanais, com isso você pode calcular o quanto é possível fazer por semana como estudante ( NZD 295) ou trabalhando full time/ 40 horas semanais (NZD 590,00), a maioria dos trabalhos também paga semanalmente, ou a cada 15 dias, dificilmente por mês.




Espero que esse post tenha ajudado a esclarecer algumas dúvidas =)



Sintam-se a vontade para comentar sobre sugestões e também as suas opiniões, só peço para que comentem aqui ao invés das comunidades no face já que aqui o comentário é visível para todas as pessoas que acessarem o blog, independente de aonde tenham encontrado o link, dessa maneira conseguimos ajudar uns aos outros com outros pontos de vistas e experiencias.. 



Até breve e boa sorte! 





19 comments:

  1. Talita e se um turista quiser trocar seu visto para concorrer a uma oportunidade de emprego e possível ??

    ReplyDelete
  2. Sim Jonas, do visto de turista voce pode trocar para outros com permissao de trabalho nao tem problema..

    ReplyDelete
  3. Boa noite !! Primeiro de tudo, parabéns pelo blog !

    Estou planejando me mudar para a nz e gostaria de saber se o fato de ainda não ser formado aqui no Brasil, iria interferir na minha busca por empregos na nz... Pretendo ir e fazer os cursos (nv5 nv 6 e nv 7) com visto de estudo e trabalho (20hrs/semanais)...

    Muito obrigado pela ajuda !!

    ReplyDelete
    Replies
    1. This comment has been removed by the author.

      Delete
    2. Obrigada Alexandre, bom saber que esta sendo util!

      Se voce for estudar esses cursos nao afeta em nada, isso porque uma qualificacao daqui tem muito mais valor quando procurando por um emprego do que estudos no exterior ( no caso no Brasil), entao se voce planeja vir eu recomendaria estudar aqui mesmo, vai te ajudar mais..

      Delete
    3. This comment has been removed by the author.

      Delete
    4. Precisava muito dessa resposta, muito obrigado ! Minha maior dúvida para decidir minha mudança está sendo essa parte dos estudos, pois ja tenho inglês em um nivel que consigo me virar bem, e acredito que seria tranquilo já entrar logo de cara em algum desses cursos.. geralmente as escolas que fornecem esses cursos dão suporte a alunos estrangeiros para conseguir empregos ?

      muito obrigado pela rápida resposta e desculpa pela quantidade de perguntas, é que pelo q eu vi, vc fez a mesma coisa q eu quero fazer, dar as caras e ponto ahahah e sempre bom ouvir opiniões e pontos de vista de alguem que passou por algo que quero passar !!

      bjss

      Delete
    5. Oi Alexandre, a maioria das escolas oferece algum suporte sim, aqui na escola onde trabalho por exemplo nos temos um departamento que auxilia com a formulacao do seu curriculo, como procurar por trabalho e publicando vagas de trabalho no mural de empregos que temos aqui, entao nao podemos garantir ja que isso tambem depende muito de voce, mas fazemos o possivel pra te guiar e te preparar para a busca por trabalho.
      Imagina nao tem problema, se preferir me adiciona no skype talita_nzios e nos falamos.

      Abraco!!

      Delete
    6. perfeito, talita !! vou te adicionar, e como vc já trabalha em uma escola ai, podemos até fechar alguma coisa.. obrigado !!

      Delete
    7. combinado ;)

      Delete
  4. Oi
    Sabe dizer se com diploma de bacharel do Brasil posso ingressar no nível 7 e se cursando ele é mais fácil comsegui emprego?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Lala, pode sim! Acredito ser mais facil de se conseguir um emprego pelo fato de que ingressando nesse curso significa que você já tem Inglês e Visto, os requisitos fundamentais, e ao cursar um programa desses você estará se preparando para o mercado de trabalho daqui, o que é muito bem visto pelos empregadores e também pela imigração que te oferece esse ano de visto de trabalho aberto ao término dos seus estudos como uma oportunidade para você encontrar um emprego massa e suceder aqui.. se tiver dúvidas sobre os programas me manda email no talita@mynzios.ac.nz beijos

      Delete
    2. Muito obrigada entrarei em contato, pretendo ir no próximo ano

      Delete
  5. Parabéns pelo Blog, sensacional ...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada! O carinho de vocês me motiva a escrever! abraços

      Delete
  6. Talita, antes de mais nada, Parabéns, seu blog ajuda a mudar Vidas.

    Tenho algumas dúvidas e acho que poderia me ajudar.

    Devorei o blog e separei muita informação, como a maioria das pessoas pretendo ir com visto de Turista e tentar o visto de Estudante quando estiver por aí, gostei das contas que fez para explicar os níveis das escolas e a justificativa de que talvez seja melhor escolher uma escola nível 2 num primeiro momento, é o que farei, Tks.

    Minha duvida surge no que vem depois disso, sei que vou precisar pagar a mudança de visto e que talvez não seja barato, fazer exame medico e tal, se pudesse me passar mais detalhes sobre o funcionamento do processo de mudança e valores aplicados em solo Neo-Zelandês eu ficaria muito grato. Vou precisar comprovar renda na mudança de visto também ?? caso positivo, sabe me dizer quanto seria ...

    Muito Obrigado pela iniciativa do Blog, desejo sorte e sucesso.

    Até Mais

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Marvin, que bom que achou as informações úteis..
      Me manda um email no talita@mynzios.ac.nz e eu respondo direitinho por lá pode ser? Porque pra poder calcular os custos que voce vai ter tambem depende do que planeja fazer por aqui e por quanto tempo... ate logo!

      Delete