Tuesday, 28 April 2015

Gastos, o que se esperar financeiramente da NZ.

Como todo brasileiro que se preze, fazer um intercâmbio com o dinheiro contadinho pra tudo faz parte da nossa cultura né rs.. 
Então hoje eu vou falar sobre os custos por aqui, e sobre o que esperar financeiramente da Nova Zelândia...




Média de gasto semanal

Para quem está chegando e gostaria de saber quanto mais ou menos precisa trazer pra se manter por aqui, essa seria uma média de gastos semanais pra uma pessoa, gente é claro que varia muito de situação pra situação, e de pessoa pra pessoa, mas isso é só pra te dar uma base.


Moradia 

Existem alguns tipos de acomodação e o preço muda pra cada uma, como por exemplo:

Homestay





Pra quem vem estudar eu sempre recomendo a homestay por pelo menos o primeiro mês, já que te ajuda muito a se imergir no idioma inglês e dar aquela melhorada muito mais rápido, o custo pras homestays ficam na faixa dos NZD 250 por semana, mas já tem refeições inclusas, o que nesse caso é uma grande vantagem já que alimentação aqui é caro, porém a maioria ficam nos subúrbios um pouco mais afastados da cidade e por isso também existe o custo com o transporte. 

Alojamentos estudantis



O preço varia mas gira em torno de NZD 170 / NZD 180 por semana pra dividir o quarto com mais 2 ou 3 pessoas. Esses alojamentos ficam perto das escolas já que têm localização central em sua maioria, mas nesse caso você tem o custo da alimentação.

Backpackers

O preço varia entre NZD 17 e NZD 35 a noite, dependendo do lugar, da temporada, localização, etc..
Alguns fazem um preço melhor se você decidir ficar por um longo período

Aluguel de quarto ( Flatting) 



 O aluguel de quartos aqui na Nova Zelândia é muito comum, você encontra muitas opções no nosso adorado TradeMe e pode escolher o que mais te agrada de acordo com preço, localização, atuais moradores, etc.. O preço varia entre NZD 150 e NZD 250 pelo quarto..

Aluguel de Casa/ Apartamento


Essa opção é a favorita dos brasileiros depois de um tempo que já chegaram aqui, conhecerem uns amigos ( grande parte das vezes brasileiros, o que eu não recomendo, morar com brasileiros é a melhor maneira de retardar o seu aprendizado) e decidem alugar um apê, a longo prazo realmente é uma maneira vantajosa, já que é possível sim economizar alugando a própria casa, mas logo de cara vai sar caro já que as imobiliárias aqui, além de cobrar o famoso e usual Bond ( esse você sempre tem que pagar, mesmo quando alugando quarto, e até em alguns alojamentos) que é devolvido ao final do contrato caso você não tenha danificado o apartamento, caso contrário o valor do reparo é descontado do Bond, e às vezes também descontam uma taxa de limpeza, mas além do Bond essas imobiliárias cobram uma taxa chamada "Letting fee" que você nunca mais vai ver nem a cor do $$, eles cobram essa taxa pelo serviço, como se já não ganhassem comissão o suficiente =/ e por isso às vezes acaba ficando pesado pra alugar algo por um curto período de tempo..
E é claro, você também pode encontrar casas/apês pra alugar no TradeMe s2, o preço varia muito também..


Alimentação 

Se você for do tipo de pessoa que gosta de ter uma alimentação saudável, e come muitas frutas e verduras vai achar os mercados aqui bem caros comparados com o Brasil.
Uma alternativa são as lojinhas de Chineses e Indianos que tem espalhadas pela cidade que vendem frutas e legumes a um preço muito mais justo que grandes redes de mercado como Countdown e New World. Entre os supermercados o PaknSave é o mais em conta..





Já pro que nós chamamos "Junk food" que são as tranqueiras tipo  MacDonalds, Pizza Hut, Burger King, Dominos, KFC é tudo ridiculamente barato! Com $5 você compra uma pizza grande, ou um burguer, batata frita, refri e sorvete! haha impressionante mesmo! 
Uma média semanal de gasto com alimentação seria em torno de uns NZD 100 a semana, se comprando tudo no mercado e cozinhando em casa, já pra comer fora é um pouco mais caro..
Só pra se ter uma idéia
 Avg.
Range
Milk (regular), (1 liter)2.60 NZ$
2.00
3.50
Loaf of Fresh White Bread (500g)2.54 NZ$
1.90
3.00
Rice (white), (1kg)2.59 NZ$
2.00
3.00
Eggs (12)4.46 NZ$
3.50
6.00
Local Cheese (1kg)10.20 NZ$
9.00
12.00
Chicken Breasts (Boneless, Skinless), (1kg)15.29 NZ$
12.00
18.95
Apples (1kg)3.53 NZ$
3.00
4.50
Oranges (1kg)3.42 NZ$
3.00
4.00
Tomato (1kg)5.57 NZ$
3.99
8.00
Potato (1kg)2.45 NZ$
2.00
3.00
Lettuce (1 head)2.31 NZ$

Nesse site  eles mostram uma tabela  mais completa com o preço para cada produto básico. 

Transporte

O transporte também não é muito barato, pra você ter uma idéia a tabela abaixo te mostra os preços dependendo de quanto "estágios" você vai tomar, ou seja, a distância entre um ponto e outro, aqui o sistema é bem justo já que você não paga um valor só independente da distância como nos trens do Brasil por exemplo, aqui você paga de acordo com a distãncia que você utilizou.
Com a carteirinha de estudante você consegue um desconto de 40%!!!

ADULTCASH
FARE
AT HOP
CARD FARE
City Link$1.00$0.50
Inner Link$2.50$1.70
Inner city zone$2.00$1.20
Airport zone$2.00$1.20
1 stage$2.50$1.70
2 stages$4.50$3.00
3 stages$5.00$4.00
4 stages$6.50$4.80
5 stages$8.00$6.00
6 stages$8.50$6.80
7 stages$9.50$7.60
8 stages$10.50$8.40



Média semanal pra quem acabou de chegar


Com toda essa informação fica mais fácil de se ter uma idéia real de quais seriam os seus custos em cada situação, uma média por cima dos custos individual de alguém que acabou de chegar seria em torno de:

Moradia                  NZD 180
Alimentação           NZD 120
Transporte              NZD 50
_______________________
Total                       NZD 350




Espero que essas informações tenham ajudado no seu planejamento, no próximo posto vou falar sobre as expectativas vs. realidades quando se busca por trabalho.

Obrigada pela leitura!
Até mais =) 

Monday, 20 April 2015

Tax refund, já aplicou?

Oi galera,

Desviando um pouco dos assuntos que eu estava falando, mas achei a hora bem oportuna pra falar sobre Tax refund, você sabe o que é e como funciona??



Bom,  todas as pessoas que trabalham aqui na Nova Zelândia já notaram uma taxa descontada no Pay Slip que o empregador te envia toda semana, dependendo do quanto você ganha anualmente a porcentagem também muda, pode variar entre 12,5% a 38%. 

Porém dia 31 de Março de cada ano se encerra o ano financeiro na Nova Zelândia e isso significa que você pode aplicar para o seu Tax Refund, ou seja, aplicar para receber todo esse imposto que você pagou no ano anterior.

Você não vai receber 100% de tudo que pagou, mesmo porque a maneira mais rápida e prática é aplicar com um agência para que eles façam isso por você, e normalmente essas agências vão cobrar uma taxa entre 15% e 20% do valor que conseguir recuperar para você.

Algumas pessoas preferem aplicar sozinhos e não pagar a taxa, mas pelo menos da primeira vez eu recomendo uma agência, já que eles sabem como fazer tudo direitinho e conseguem o refund pra você mais rápido do que quando aplicando sozinho, mas prático e mais importante mais garantido!

Existem muitas agências que podem prestar esse serviço pra você, basta procurar por uma com a melhor taxa ou reputação/atendimento.

Algumas dessas agências seriam:






E se você buscar por Tax Refund NZ no Google você acha outras, mas essas seriam as mais populares..

Essas agências normalmente só cobram uma porcentagem se você tiver algo pra receber, caso contrário você não tem nenhum custo, ou seja, não custa nada tentar =) 

Sunday, 19 April 2015

Documentos, carteira de motorista, abrir conta no banco e outras chatisses..

Oie galera,

Essa parte é um poquinho chata né, como ficar com tudo em dia e de acordo com os requerimentos daqui:
Não se preocupe muito, aqui as coisas não são tão burocráticas como no Brasil, nem de longe, na verdade tudo é resolvido da maneira mais prática possível por aqui, afinal "Time is money ;)"

-Carteira de motorista na Nova Zelândia



Você pode dirigir por aqui com a carteira de motorista do Brasil (CNH) traduzida, ou com a carteira internacional que você pode tirar no Brasil pelo primeiro ano que estiver aqui, mas lembre-se de sempre carregar o passaporte também. Após esse período de um ano você tem que aplicar para uma Driver License daqui, ou ainda converter a sua carteira do Brasil para uma daqui, saiba como nesse link

- Identificação 

O seu RG não vai valer de nada aqui por ser tudo em português e principalmente quando quiser entrar em um pub ou balada, ou comprar bebida alcólica eles não aceitam de jeito nenhum, então você tem algumas opções

-Passaporte: é o seu documento mais importante aqui e é aceito pra qualquer coisa, no entato você não vai querer ficar andando com o passaporte por aí né, se perder ou alguma coisa acontecer é uma dor de cabeça.. então o ideal é deixar o passaporte guardadinho e só usar quando precisar mesmo.

- 18+: é uma carteirinha que você tira aqui mesmo e pode usar com o propósito de comprovar que você é maior de 18 anos de idade, é aceito em baladas, clubs e para compra de bebidas alcólicas. Custa NZD 35 e você pode aplicar em qualquer Post ( os Correios daqui), mais informações aqui



- NZ driver license: aceita em qualquer lugar como sua identificação aqui na NZ. 


- Student ID Card: Se você for estudar, a maioria das escolas te dá um cartão de indentificação da escola, com o qual você consegue utilizar pra identificação em alguns casos e também e mais importante para conseguir descontos em transporte e entretenimento. 



Nosso aluno Albert Einstein posando pra foto da nossa carteirinha rs

- Abrindo conta no banco


Como eu já mencionei no início do tópico aqui tudo se resume da maneira mais simples possível, pra abrir conta no banco não é diferente, você só precisa de um comprovante de endereço e do passaporte e alguns bancos como o Kiwi bank por exemplo te dão o cartão na hora! Inacreditável né.. Com esse cartão você pode usar a função do débito e comprar on line e não tem que pagar nenhuma taxa. Para cartão de crédito pra estrangeiros costuma ser mais difícil, normalmente eles exigem que seja residente ou no mínimo um visto com 2 anos de duração. 





- IRD

O IRD é a sua carteira de trabalho aqui, você tem que ter um número registrado com o Inland Revenue para poder trabalhar, os empregadores ao te pagarem vão utilizar esse número, e uma taxa de imposto de 17,5% para renda abaixo de NZD 40 000 é descontada do seu salário todo pagamento, caso ganhe mais do que isso a porcentagem também é maior.  
Porém não se desespere, ao final de cada ano financeiro (31/03)  você pode aplicar para receber esse imposto de volta, e normalmente consegue aproximadamente 80% de tudo que lhe foi cobrado durante aquele ano, simples assim =)

Você pode tirar esse número de identificação nessa página.

Além disso, o pagamento desse imposto te traz muitos benefícios como ACC, que é um programa de saúde que você pode usar e o governo cobre os custos em caso de uma emergência, fisioterapia e até cirurgia em alguns casos.







Thursday, 9 April 2015

... chegando na Nova Zelândia!

Oi gente,
Hoje vou falar um pouquinho da chegada aqui na Nova Zelândia..
O que você deve fazer, como chegar até seu destino, achar acomodação, etc...

Chegando na Nova Zelândia...



-Aeroporto/Conexão




Você não precisa se preocupar muito com a conexão já que essa é feita no Chile aonde a maioria das pessoas consegue se comunicar em Portunhol rs, então se se perder dá uma caprichada no sotaque e você consegue se comunicar, ou só seguindo as placas no aeroporto também não terá problemas.. Normalmente o nervosismo torna as coisas mais difíceis do que realmente são, então mantenha-se atent@ mas fique tranquilo..

Ao chegar na Nova Zelândia, você terá que passar pela Alfândega aqui antes de recolher a mala, nada demais também, você só deve apresentar o passaporte e o visto, ou no caso se estiver vindo como turista seguir as orientações desse post que escrevi, na parte do visto de turista.

Algumas vezes eles só olham na sua cara e carimbam o passaporte, algumas vezes fazem algumas perguntas e por isso é sempre bom vir com toda a documentação necessária certinho para não ter problemas caso eles peçam por isso, mas de novo, fique calmo e caso não fale muito Inglês você pode só explicar que não fala Inglês ou escrever uma carta, algo do tipo..

Dear officer,My name is ____________, I apologise but I dont speak English, but i would like to assure you that my intentions as a visitor are legit, i would like to have the chance to visit this beautiful place and get to know it better. As proof of my intentions you can verify my documentation, showing that I have enough funds to cover the whole duration of my stay, air ticket to return to my country and accommodation for at least the first nights. 

Se você estiver vindo com escola paga por um período sempre menor que três meses ( o período máximo de estudos enquanto turista) você pode adicionar.

During my trip, I would like to take the opportunity to improve my English skills on a English native speaker country so I have bought a short English program with duration inferior to 12 weeks, so i can travel and also learn a bit. 

Ou algo do tipo, você pode adaptar de acordo com o seu caso. 


-Translado do aeroporto



As escolas e agências normalmente oferecem com os pacotes de estudo o serviço de translado do aeroporto, ou ás vezes até mesmo sua acomodação pode providenciar isso pra você, esses serviços normalmente são um pouco mais caros mas pelo menos você fica tranquilo sabendo que você terá alguém esperando por você chegar no aeroporto pra te levar até a sua acomodação.

No entanto se você se sente confiante com o seu inglês ou prefere se virar e optar por uma maneira mais econômica você pode também optar pelos serviços como:

AirBus, que é um ônibus que sai do terminal internacional do aeroporto de Auckland até a cidade passando por diversos pontos,
Super Shuttle que é uma van com espaço pra sua bagagem que te leva até a porta do seu destino, e cobra de acordo com a distância, e você ainda pode agendar o serviço de acordo com a data/horário de sua chegada ou;
Taxi , onde você também pode calcular o valor da corrida através desse link e avaliar o que seria mais vantajoso.


- Acomodação


A melhor maneira é sempre chegar com acomodação para pelo menos as primeiras noites, mas quando você ainda está no Brasil é muito mais difícil do que quando já está aqui..

Backpackers 

Para as primeiras noites você pode ficar em algum backpacker ou algo do tipo até encontrar algo mais definitivo, nesse site você encontra diversas opções disponíveis na data de sua chegada e pode agendar e pagar na chegada.


Homestays 

Para quem vem estudar inglês, as homestays são normalmente as melhores opções para pelo menos os primeiros meses, já que se é obrigado a falar inglês o dia todo e então realmente tem a chance de emergir no idioma e melhorar realmente muito mais rápidamente o nível de Inglês. Normalmente as escolas e agências organizam esse tipo de seviço e te enviam para casas fiscalizadas e aprovadas pelas intituições. 

Dividindo apartamento/casa ( flatting) 

Outras formas de se encontrar acomodação seria o TradeMe, aonde você encontra gente querendo dividir o apartamento e você pode alugar um quarto, isso pode soar estranho de começo mas é o que a maioria dos estudantes ou quem acaba de chegar fazem, por ser muito prático e conveniente já que a casa já está alugada e mobiliada e você só precisa mesmo se mudar sem nenhuma outra preocupação.

Aluguel 

No site do TradeMe você também encontra casas para alugar caso queira morar sozinho ou algo mais independente, mas nesse caso, se prepara porque isso inclui muitas taxas, como o Bond, que seria um cheque calção, que funciona no lugar do  fiador no Brasil, a idéia é que você faça um depósito, normalmente equivalente a algumas semanas do valor do aluguel ( sim, aqui o aluguel é pago por semana e não mês, como a maioria das contas, até mesmo escolas) e caso você estrague algo ou decida sair da casa antes do contrato acabar ( os contratos normalmente começam a partir de 3 meses de duração) o Real State(imobiliária) retém esse valor para cobrir pelo prejuízo, caso nada disso aconteça e você siga o contrato estipulado tudo direitinho eles te devolvem esse valor quando você sai do apartamento/casa. No entanto, eu pessoalmente sempre tive péssimas experiências com imobiliárias aqui e na Austrália que sempre descontaram taxas abusivas do Bond com a justificativa que era pra cobrir o valor da limpeza, mesmo quando já tinha limpado o apartamento inteirinho no estilo brasileiro, ou seja, brilhando! Portanto nesse caso já espere ter muito mais despesas que nas outras opções..


Bom gente, vou ficando por aqui, no próximo post vou falar um pouco sobre a adaptação aqui na Nova Zelândia, documentos, contas no banco, etc...

See you ;)







Tuesday, 7 April 2015

Deixando o Brasil...

Bom gente, então nesse estágio você já deve ter escolhido sua cidade, sua escola, seu curso etc no caso do estudante, ou no caso do turista/profissional já sabe pra onde está indo e quando...

Hora de fazer as malas e se preparar psicologicamente para a partida..


Fazendo as malas



O que trazer e o que não trazer..




- Roupas

Na maioria das vezes, dependendo de aonde você mora no Brasil e aonde vai morar aqui na NZ, você vai precisar de roupas mais apropriadas para as estações daqui..
O inverno principalmente na ilha sul pode ser muuuuito gelado, e aqui você consegue encontrar o tipo de roupa mais adequado pro inverno daqui, e provavelmente mais barato que comprar do Brasil, principalmente se você ficar de ollho nas promoções da KathMandu por exemplo que chega a 60% de desconto! Normalmente as promoções aqui acontecem nos feriados, então se você estiver planejando comprar algo caro, tipo eletrônicos, roupas pro inverno, coisas pra casa e puderem esperar, esperem por um feriado e vá conferir as promoções!
O verão é bem agradável, e ao chegar você pode até achar fresquinho, mas depois de alguns anos vai começar a achar que 25 graus já é um calor danado rs, então pra vocês que estam chegando as roupas muito abertas adequadas pro verão do Brasa talvez não vão ser muito usadas aqui também..
A dica então é trazer o básico, sem se preocupar muito caso esqueça algo porque aqui você também encontra roupas/sapatos de qualidade muito baratinhas em lojas de departamento como The Warehouse e KMart por exemplo..
Meninas muito importante, tragam muuuitas calcinhas e alguns bikinis, aqui tudo é 8 ou 80. ou é gigante tipo uma fralda ou um fiozinho mínimo, roupas de malhar do Brasil também são mais bonitas que aqui, fica a dica...

- Eletrônicos

Dependendo do que você precisar compensa comprar aqui, artigos como secador de cabelo, aquecedores, artigos pra casa por exemplo com certeza compensa comprar aqui pois você consegue achar baratinho nas mesmas lojas de departamento citadas acima e pra trazer ocupa muito espaço na sua mala, que é limitada a duas peças de 23kg na maioria das vezes.
Celulares, tablets, computadores, se você já tiver pode trazer sim porque aqui não é tão mais barato de comprar, mas entre comprar no brasil e aqui na NZ, definitivamente deixa pra comprar aqui, nessas promoções que acontecem regularmente consegue preços muito bons em lojas como Noel LeemingJB Hifi  e Dick Smith por exemplo.
Muito importante se lembrar que as tomadas aqui são diferentes, então se conseguir encontrar um adaptador pra comprar no Brasil seria mais fácil porque ao chegar você já poderia carregar seus eletrônicos imediatamente, sem ter que sair por aí procurando aonde comprar, também são vendidos no aeroporto mas são bem mais caros, como de NZD 20 a NZD 30 , enquanto que no Brasil você provavelmente compra por uns R$5

As tomadas aqui são assim como na foto :














Então você vai precisar de um adaptador mais ou menos assim























-Remédios



Aqui na Nova Zelândia você precisa de receita para a maioria dos remédios que for comprar, a não ser por remédios pra gripe, ou alergias por exemplo, coisas bem simples você pode comprar na farmácia ou até mesmo em alguns supermercados..
Mas é bom trazer alguns remédios como anti-flamatórios e anti-bióticos, ou se você já toma algum remédio específico.
Para as meninas que tomam anticoncepcional eu recomendo trazer algumas caixas, toda vez que volto ao Brasil eu trago pelo menos 12 pra um ano, e se eu não volto em um ano peço pra minha mãe mandar, o motivo é que os remédios daqui são diferentes então se você tem preferência por algum em específico melhor trazer, já se você não se importa você pode comprar aqui, mas você vai precisar de receita e consequentemente terá que pagar pela consulta. alguns lugares são mais em conta como as clínicas de Family Planning que fazem parte de um projeto do governo e é um pouquinho mais barato, mas não muito também...

- Cigarro / Bebibas alcólicas 

Você pode trazer somente 50 cigarros individuais, ou seja, cerca de 2 maços e não mais do que isso.
Você também tem um limite se comprar no duty free que será informado no seu vôo, ou seja, você pode ser capaz de trazer mais alguns do Duty free mas não tenho certeza quantos..
O maço de cigarro aqui na Nova Zelândia custa em torno de NZD 17 , então se você está pensando em parar esse seria um motivo, senão está pensando em parar você vai começar a pensar quando perceber que dependendo de quanto você fumar os custos com cigarro passam dos NZD 100 por semana, ou NZD 400 por mês ou NZD 4800 por ano!!! 




Quanto a bebida alcólica, aqui também não é muito barato, mas você também pode trazer do Duty free que seria mais barato, já se for trazer algo do Brasil, recomendo a nossa querida cachaça, que é muito difícil de achar aqui e se conseguir achar também é caríssima! Você pode trazer até 4 garrafas de 1 litro cada..


Próximo post eu vou falar um pouco sobre o momento da sua chegada, como translado do aeroporto, acomodação, alfândega, etc..

Até lá =)