Primeiro trabalho fora!
Tanta coisa pra contar desses ultimos 5 anos, desde que eu sai do Brasil a minha vida nunca mais foi a mesma.
Quando você mora fora, mesmo que por bastante tempo, a vida é muito mais emocionante, você conhece muito mais, aprende muito mais, vive situações completamente novas e diferentes do que se você estivesse no mesmo país, na mesma cidade de sempre.. E finalmente, e mais importante, você abre muito a cabeça, você descobre que as coisas não tem que ser do jeito que é no Brasil, você começa a perceber que as coisas podem ser diferentes, podem ser melhores, basta ter coragem e se jogar!
É lógico que não são só alegrias, quando você mora fora você passa por muitos momentos difíceis e a maioria das vezes tem que passar por isso sozinho, faz parte, esses momentos te fazem amadurecer e te tornam cada vez mais fortes e agradecidos pelos momentos de felicidade.
Eu me lembro de quando eu fui para Austrália pela primeira vez, inicialmente com um plano de ficar por 6 meses estudando Inglês e voltar para o Brasil para terminar minha faculdade, que ilusão... No meu primeiro mês na Austrália eu já sabia que não ia mais voltar para o Brasil, mesmo sem falar Inglês, sem conhecer nada nem ninguém eu soube que as coisas iam melhorar e era aquilo que eu queria pra mim, um país extremamente lindo, cheio de praias, cheio de surf, quente, lotado de pessoas bonitas, educadas.. um país onde as pessoas usam o laptop Macbook ou o que quer que seja no ônibus ou no meio da rua!! Aonde as meninas podem andar sozinha na rua de madrugada e se sentirem seguras, aonde tudo é limpo, tudo funciona, tudo é lindo e evoluído. Ah Austrália!! Completamente apaixonada eu decidi ficar, custe o que custasse..contra a vontade dos meus pais, que agora entendem e me apoiam na minha decisão de morar fora, mas no começo não queriam de jeito nenhum que eu jogasse fora os 2,5 anos de faculdade que eu ja havia cursado, eu decidi ficar e nada ia me fazer mudar de idéia..
Sem apoio, sem dinheiro, sem inglês consequentemente sem trabalho.. O que fazer??
Senti minha sorte mudando quando vi nos classificados do jornal uma oportunidade para ir trabalhar na fazenda, ganhando 18 dólares por hora!! Convenci meus amigos e enchemos um carro e lá fomos nós rs, 5 brasileiros, quebrados, lutando pelo mesmo sonho de ficar!
Chegamos na cidadezinha na parte rural da Austrália, muito sinistra, chegamos a noite e não havia nada na cidade a não ser casas residenciais, igrejas e um mercado! Encontramos o endereço da pessoa que iria nos levar até o alojamento para passar a noite e começar a trabalhar no dia seguinte, uma casinha, velha, abandonada, o cara que nos recebeu estava aparentemente embriagado, e já começamos a ficar encanados mas decidimos ver até aonde isso iria.
Ele nos levou ao alojamento, uma casinha bem velha, bem suja, meio abandonada, e nos cobrou 200 dólares pela semana!! Um valor extremamente caro pela condição da casa! Pagamos, já estavamos lá mesmo... No entanto esse era o último dinheirinho que tínhamos.
Esperamos pelo dia seguinte, quando ele chegou cedinho e nos informou que o trabalho oferecido tinha se esgotado e se quiséssemos poderíamos ir colher morango, dissemos que tudo bem já não tínhamos nenhuma grana mesmo..
Chegando na fazenda descobrimos que seríamos pagos 50 cents por kilo!! isso mesmo! Você consegue imaginar quantos morangos pra dar um kilo??
Não tínhamos outra escolha, a não ser ao menos recuperar a grana que investimos nessa furada!
Foram dias muito difíceis, das 6.00am as 6.00pm todos os dias, embaixo de sol e de chuva, colhendo os benditos morangos, tínhamos meia hora de descanso para almoçar, quando comíamos nosso lanchinho de pão puma e hamburger, feitos na noite passada e expostos ao calor o dia todo.. ai que dureza rs..
Na hora do banho a água quente era suficiente somente para as 2 primeiras pessoas, então cada dia era a vez de uma pessoa tomar o banho primeiro rs
Tudo parecia muito difícil, achei que não íamos conseguir suportar mais..
Foi então que tívemos um dia de folga quando fomos a Sunshine Coast, uma praia maravilhosaaa da Austrália, naquele momento eu consegui renovar minhas forças pra continuar trabalhando já que tudo que eu conseguia pensar é eu quero ficar, eu vou ficar, custe o que custar...
Com as energias renovadas, voltamos para a fazenda e trabalhamos e moramos nessas condições precárias por umas 3 semanas..
Na segunda semana estávamos profissionais na colheita rs, e conseguiamos colher toneladas em um mesmo dia, fizemos uma nota!!!
Com o pagamento de 3 semanas na fazenda eu consegui sobreviver por quase 2 meses de volta a Gold Coast!! Tempo suficiente para dar uma melhorada no inglês e conseguir um trabalhinho melhor em bares e cafés!
Essa foi uma experiência muito extrema na minha vida, que eu nunca vou esquecer , aprendi muito que com força de vontade e foco você é capaz de tudo! Basta nunca perder a fé e a disposição de fazer as coisas acontecerem, vou pra sempre me lembrar de quando chorávamos escondidos uns dos outros para não desanimar um ao outro.. Meus amigos foram essenciais para me dar forças para ficar, juntos erámos muito mais fortes..
De qualquer maneira, foi uma experiência muito válida, esse foi o meu primeiro trabalho da vida! já que antes disso só cursava faculdade e ia pra academia tudo as custas dos meus pais, tadinhos rs, com certeza uma experiência que mudou a minha percepção da vida e até mesmo quanto a mim mesma e minhas superações, o tipo de experiência que você só tem quando vai pro exterior! rs
Já escrevi muito, vou procurar por fotos da colheita pra postar pra vocês terem uma idéia..
Até o próximo post ;)