Tuesday 26 May 2015

Clima na Nova Zelândia.

Continuando com o post anterior falando um poquinho sobre a Nova Zelandia...



Clima 

Hehehe previsão do tempo na NZ ;) 

Na Nova Zelândia as estações são muito bem definidas, você consegue realmente sentir em qual estação do ano estamos, o clima varia bastante de uma estação pra outra e da ilha norte pra ilha sul.
Na verdade há diferenças até mesmo se você estiver na parte bem norte da ilha norte, ou sul da ilha norte rs..
A regra é simples, quanto mais pro Norte você estiver mais quentinho e ensolarado.


As estações


A primavera( de Setembro a Novembro)


Em ambas as ilhas a temperatura começa a subir lentamente e gradativamente, e é a estação mais linda já que a vegetação se torna muito vibrante e os dias permanecem ensolarados e agradáveis.
Na ilha Sul a água começa a degelar e torna os rios e cachoeiras mais fortes e ainda mais lindos! 
A temperatura em ambas as ilhas permanece em torno dos 20 graus .



O verão( de Novembro a Fevereiro)



Aaaah o verão da ilha norte, minha estação predileta! Muito sol todos os dias, dificilmente chove e a brisa sempre fresquinha da Nova Zelândia não deixa virar aquele forno que estamos acostumados no Brasil, mesmo quando você está fritando no sol na praia (que por sinal aqui são muitas e estão sempre a uma distância curtinha daonde você está), no momento que se levanta e vai em direção ao mar você já se refrescou rs
O pôr do sol acontece por volta das 9pm, sem brincadeira!! O dia começa muito cedo, lá pelas 6.30am e vai terminar só as 9pm as vezes até mais tarde, não tem como não amar o verão de Auckland! 
Essa é a época que os Kiwis tiram férias da escola e do trabalho e bombam as praias, parques, enfim qualquer atividade possível outdoors, os Kiwis que já são normalmente super ativos ficam mais ainda nessa época do ano, praticando todos os esportes que você imagina rs, isso porque eles sabem que o verão não vai durar pra sempre então aproveitam ao máximo.
As médias de temperatura no verão na ilha norte variam de 14 a 28 graus.

Já na Ilha Sul, que sempre é um pouquinho mais fresca, as temperaturas estão sempre um pouco abaixo, e também não têm muitas prias por perto, porém o visual fica ainda mais lindo nos dias fresquinhos e ensolarados.
A variação térmica é muito maior, a máxima fica parecida com a da Ilha norte , em torno de uns 25 graus mas a mínima chega a 8 - 9 graus.
Vale lembrar que de madrugada sempre esfria bastante então é bom sempre ter um casaco e até mesmo gorro e luva se estiver se aventurando nas montanhas. 

O Outono( de Março a Maio) 


Nessa época dá pra sentir claramente a temperatura diminuindo, e você começa a se agasalhar de leve, de pouquinho em pouquinho até que você percebe que já está usando um jaquetão da KathMandu ( marca famosa de roupas térmicas aqui na NZ) e pensando "Se o Outono é assim imagina o Inverno", e você tá certo... o inverno está batendo na porta..
As folhas das arvores começam a ficar vermelhinhas, depois amarelinhas, quando começam a cair se prepara! 
Essa época é muito boa pra quem adora um dia frio pra se enfiar debaixo da coberta e ver filme, a melhor parte é que o NetFlix chegou aqui há tempo! rs então a programação é garantida..
A temperatura na Ilha norte varia de 6-8 graus a 19-21 a máxima.
Na Ilha Sul a máxima é parecida mas a mínima já batendo nos 2graus brrrrr

O Inverno(de Junho a Agosto)


Bom eu confesso que já reclamei muito do inverno, principalmente por ser muito frio e praticamente impossível de surfar, até que eu comecei a praticar o SnowBoard, agora tenho que admitir que depois do verão o inverno é minha estação favorita rs, bem extrema...
No sul da Ilha Norte começa a nevar em Junho-Julho, e se você como eu, ama praticar Snowboard pode descer pra Taupo ( cerca de 3,5 horas dirigindo) e passar o final de semana se divertindo muuuuuuuito na neve! 
Então agora eu amo o Inverno aqui também rs..
Mas é frio, gente é muuuuito frio! E chove bastante, e venta muito! Prepara o psicológico rs.. De qualquer maneira pra quem está vindo do Brasil é uma experiência nova e interessante.. 
As temperaturas na Ilha Norte ficam entre 0 - 2 a 12-14 graus.
Já na Ilha Sul é ainda um pouco mais frio, temperaturas abaixo de zero e máxima de 9-10 graus...
Paraíso pros snowboarders, pesadelo pros surfistas rs..

Eu na neve, feliz da vida! 



Água do mar(Ilha Norte)

Raglan 

No verão dá pra surfar/nadar só de biquini/bermuda , um poquinho frio pra entrar mas logo seu corpo se acostuma e a água se torna agradável.
No Inverno dá pra entrar na água até por volta de Maio/Junho, se for querer surfar em Julho/Agosto já prepara o bolso pra comprar um wetsuit 4.3, botas, capuz, luvas e tudo que te esquentar um poquinho, a água sempre fica em torno de uns 20 graus no verão, e em torno de uns 12 graus no inverno mas venta muito e uma brisa muito fria, a pior parte na verdade é sair da água rs.. 


Ventos

Windy??

Por ser uma ilha bem isolada, os ventos são constantes na Nova Zelândia e sempre fresquinhos, principalmente quando vem do sul.. O que torna o verão aqui muito agradável, e o inverno uma geladeira rs.. Você tem a sensação de estar constantemente em um ambiente climatizado com ar condicionado, dificilmente vai derreter de calor, mesmo quando as temperaturas estiverem em torno de 30graus no verão, por conta dessa brisinha gostosa sempre refrescando.. 


Roupas: comprar aqui ou trazer do Brasil??

Eu recomendaria deixar pra comprar as roupas de inverno aqui, já que são apropriadas pro frio que faz aqui, sendo muitas vezes térmica, ou resistente ao vento e a prova dágua. 
A loja KathMandu por exemplo, oferece roupas de ótima qualidade que ajudam muito a superar o frio aqui, são um poquinho caras mas sempre tem promoções aonde chegam a liquidar a loja toda por 60%! Então com as promoções vale muito a pena comprar aqui..
Já as de verão dá pra trazer do Brasil, especialmente pras meninas, já que aqui não tem tanta coisa legal como no Brasil pra verão/primavera...

Estilo de jaquetas de inverno ( Kathmandu)






Espero que tenha ajudado a esclarecer algumas dúvidas, vou ficando por aqui e aguardem meus próximos posts para mais informações úteis..

hihihi so cute!
Até mais!
















1 comment:

  1. Obrigado pelas informações... gosto de ler seu blog..... moro em Dublin e sonha em mudar para NZ....

    ReplyDelete